Blog

Precisa de um fundo perdido? Saiba o que fazer para conseguir
Fundo Perdido
Notas de dinheiro - representa fundo perdido para empresas

 

Então você precisa de dinheiro. Seja para fins pessoais (casa, carro, emergências, etc.) ou mesmo para levantar o seu negócio. E acha que uma das opções para a solução do seu problema é conseguir um aporte de fundo perdido, quando o Governo dá dinheiro para a sua empresa, sem precisar pagar de volta. Certo?

 

Errado. Muitas pessoas chegam até nós com a ilusão de que um dinheiro a fundo perdido pode salvar a sua vida ou mesmo ajudar o seu negócio.

Existem ainda pessoas que nos procuram atrás de um fundo perdido para abrir uma empresa ou criar algo do zero. O que queremos explicar nesse post é que, infelizmente, o Governo não está interessado em te dar dinheiro para você resolver seus problemas.

Parece um pouco duro, mas o Governo ia falir se fosse financiar todo empreendedor que tivesse uma nova ideia, ou toda pessoa que tivesse alguma necessidade.

Assim, os programas de fundo perdido só existem para projetos e empresas em situações muito específicas. Conseguir dinheiro a fundo perdido requer alguns critérios rígidos, sendo o principal deles desenvolver uma tecnologia.

Só é interesse do Governo dar dinheiro de fato quando há a criação de valor para a sociedade por meio do desenvolvimento uma inovação tecnológica que trará retorno financeiro e/ou social para o País. Por isso, se for para fins pessoais ou para começar uma nova ideia de negócio, como um restaurante, essa não é uma opção.

Existem algumas exceções específicas para projetos sociais ou do terceiro setor, assunto que trataremos futuramente em outros posts. Você pode ver algumas oportunidades de fundo perdido para projetos sociais e culturais clicando aqui. Outra exceção são os programas assistencialistas do governo (leia mais abaixo).

Assim, existem outras formas de conseguir dinheiro – independente para qual seja a sua aplicação. Aqui nesse post vamos profundar mais sobre quais são os critérios para conseguir um recurso fundo perdido e mostrar quais são as outras opções existentes para conseguir dinheiro, caso você não se enquadre em nenhuma delas.

 

Quais os requisitos para conseguir recurso a fundo perdido

 

1 – Você precisa ser uma empresa

 

Essa informação parece óbvia mas é bom reforçar: não existe fundo perdido para pessoas físicas. Caso você queira dinheiro para fins pessoais, você tem que ir atrás dos programas assistencialistas do Governo como Minha Casa, Minha Vida, FIES ou ProUni. Ou ainda conseguir empréstimos pessoais de bancos como Banco do Brasil, Itaú, dentre outros…

Na maioria das vezes, nenhuma consultoria ajuda nesse processo porque se trata de valores muito baixos. Por isso, você mesmo precisa ir atrás da papelada e entrar com o pedido junto à instituição financeira.

 

2 – Você tem que desenvolver tecnologia

 

Assim como dissemos acima, os programas de apoio do Governo de dinheiro a fundo perdido só existem para empresas que desenvolvam tecnologias que tragam algum benefício para o País. Por isso, na ampla maioria das vezes, o setor de serviços fica fora da lista.

Em outras palavras, restaurantes, lojas, pequenos comércios, food truck, oficinas mecânicas, etc. não conseguirão recursos a fundo perdido. Mesmo que sua empresa tenha 670 funcionários, fature milhões, tenha 40 anos de atuação no mercado… se não houver desenvolvimento tecnológico, não existe a menor possibilidade de conseguir dinheiro a fundo perdido.

 

 

Mas não se desespere. Nestes casos, o que fazer?

 

Para abrir o seu negócio ou ajudá-lo a crescer

 

Existe a opção microcrédito oferecida por alguns bancos como a Caixa Econômica. Normalmente, o banco empresta valores entre R$ 300,00 até 15 mil, de acordo com a evolução do empreendimento. Nós, da idr, não atuamos nesse tipo de financiamento mas existe outros órgãos que podem te orientar e te ajudar. Como dissemos anteriormente, contratar uma consultoria é indicada apenas para valores muito altos.

Outras opções de conseguir recursos são: investimento anjo, fundo de capital semente ou projeto de equity crowdfunding. Leia mais aqui sobre cada uma dessas modalidades.

 

Se não tiver uma tecnologia

 

Se você for uma empresa que não desenvolve tecnologia, há diversas opções de empréstimos. Para todas empresas, existem as linhas do Desenvolve SP, BNDES, (Finem TI, PSI, Finame, etc.), FINEP (30 dias), Agerio, Desenbahia, Banco do Nordeste, Banrisul, Badesul ou outros bancos regionais. Neste caso, nós temos todos as ferramentas e a expertise para te ajudar. Agende agora um avaliação gratuita das necessidades de sua empresa!

 

Vale ressaltar que mesmo que você desenvolva tecnologia e tenha um departamento de P&D pode ser que o fundo perdido não seja a linha mais indicada para você. Esse post vai te ajudar a entender mais sobre esse assunto. Para mais informações, consulte-nos!

Veja também

Lousa com desenhos de inovação e dinheiro - representa finananciamento para inovação
Inovacred e MPME

Qual o melhor para sua empresa: Inovacred ou BNDES MPME? Este é o último post no qual discutimos comparativamente as duas principais linhas de inovação para pequenas e médias empresas existentes no país.

Desenvolve SP

Fomento: Estímulo, impulso, auxílio. As agências de fomento estaduais são bancos que têm a finalidade de  incentivar financeiramente as empresas que querem crescer e/ou inovar. No Estado de São Paulo, quem faz este papel é a Desenvolve SP...

BNDES

Muitas pessoas travam na hora de pedir um financiamento no BNDES. O que acontece com a maioria é insegurança e medo de não conseguir pagar o aporte. Outro sentimento comum é receio da expansão da empresa. É normal ficar apreensivo e pensar “Será que eu vou dar conta?” É totalmente natural se sentir assim.

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve