329
Blog

Por que o patrimônio líquido é fundamental para conseguir um financiamento

Financiamento
balanço de empresa mostrando patrimonio liquido para a empresa captar um financiamento

 

Vamos deixar bem claro: nenhuma empresa consegue sobreviver sem uma boa gestão financeira. Também sem um bom equilíbrio das contas, é muito difícil traçar os próximos passos, realizar o planejamento estratégico e conseguir expandir as operações.

Por isso, aqui no blog da idr, falamos constantemente sobre a importância do patrimônio líquido, pois este é dos primeiros pontos avaliados pelos bancos na hora de fazer a análise de crédito da empresa no processo de concessão do empréstimo.

 

Como o patrimônio líquido pode influenciar no financiamento?

 

O patrimônio de uma empresa é composto pelos seus bens, seus direitos e suas obrigações. Essas informações são divulgadas em um balanço patrimonial. Alguns aspectos, como a consistência e reputação da marca da emrpesa, por exemplo, mesmo sendo extremamente importantes, não entram nessa soma. Estamos falando de tudo que tem valor econômico e, no final, pode ser utilizado para gerar lucro.

Para calcular o patrimônio líquido, utilizamos a seguinte equação:

Soma dos Bens e dos Direitos (ativos) – Obrigações (passivo) = patrimônio líquido.

Não existe como começar a falar de empréstimo ou de financiamento sem falar de patrimônio líquido. O balanço de uma empresa é um dos princípios fundamentais dentro de uma análise de crédito.

Quando o patrimônio líquido está positivo, é um sinal verde para a instituição. Um sinal de que a empresa está estável financeiramente e lucrando. Que terá condições para pagar o empréstimo.

Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados.

Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos. Por isso, para um banco, essa é uma situação considerada de alto risco. Alto risco de uma análise de crédito pode inviabilizar a liberação do empréstimo, ou então jogar o juros a ser pagos pela empresa lá em cima, pois o banco irá querer um alto retorno frente ao alto risco que ele está assumindo.

Assim, antes de investir energias na busca de um empréstimo, principalmente em se tratando de financiamento de bancos públicos, que sempre tem a as condições mais atraentes do mercado, todas as empresas precisam avaliar cuidadosamente o seu patrimônio líquido.

Existem alguns casos específicos, onde o PL é aparentemente positivo, no entanto, na hora do banco reorganizar as informações, percebe-se que a realidade não é bem essa.

Um exemplo: aporte de capital dos sócios ainda não integralizados (ou AFACs) que pode migrar para o passivo não circulante como um empréstimo.

Ou ainda operações de financiamento entre empresas do mesmo grupo econômico, as quais segundo sua própria natureza podem ser “perdoada”. Essa situação, muitas vezes, deixa a empresa credora com um ativo que não se realizará na prática.

Se o seu Patrimônio Líquido estiver positivo e o seu balanço estiver bom, que tal captar um financiamento para fazer a sua empresa crescer?

Caso você esteja com dificuldades de saber se o balanço da sua empresa tem robustez para captar um financiamento, que tal fazer uma avaliação gratuita com os consultores da idr? Com a ajuda de especialistas fica mais fácil identificar como os bancos encararão o seu balanço e quais as instituições aceitarão o seu pedido de empréstimo.

 

Por isso, sempre consulte a opinião de quem entende do assunto. O que acha de agendar conosco um diagnóstico gratuito? Entre em contato!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Sua empresa está situada em Santa Catarina? Se sim, esse post é para você. Se acha que chegou a hora de conseguir um empréstimo, gostaríamos de te apresentar uma opção interessante: o BADESC.

    Financiamento

    Às vezes um financiamento é o caminho entre a situação atual do seu negócio (mesmo que esteja em um bom momento) e um cenário ainda mais promissor. Como? Vamos tomar por exemplo um financiamento para capital de giro. Segundo dados levantados por um estudo voltado para PMES, cerca de 70% das microempresas e 80% das pequenas solicitam empréstimo para capital giro...

    Fapesp Pipe

    Sua empresa é de tecnologia e está na hora de correr atrás de um investimento para fazer as coisas expandirem? Este post pode te ajudar...

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve