Blog

Como conseguir capital de giro para sua empresa de forma rápida e barata
Financiamento

Existem algumas situações dentro do mundo corporativo que exigem uma solução rápida e eficaz para levantar recursos financeiros. O ideal seria que essas ocorrências fossem extremamente raras, no entanto, em se tratando de empreender, evoluir uma empresa e crescer, isso está diretamente atrelado a uma palavra mágica: Capital de giro.

Aqui nesse post vamos falar sobre como conseguir uma linha de crédito de capital de giro para a sua empresa de forma rápida e barata.

Todo empresário sabe que o capital de giro é vital para uma empresa, principalmente quando está em crescimento, pois está relacionado com a movimentação do dia a dia do negócio. Financiar a continuidade das operações da empresa, como pagar fornecedores e funcionários, são exemplos simples de ações sustentadas pelo capital de giro.

A necessidade do capital de giro surge quando há um descasamento no caixa da empresa, como, por exemplo, a venda a prazo, na qual a empresa precisa do dinheiro para fornecer o produto e serviço e “segurar” o caixa até que o cliente efetivamente pague. Ou então quando há necessidade de investir em um novo produto ou projeto, que só irá retornar lá na frente. Se for este o seu caso, avalie se não vale a pena captar um financiamento normal para um projeto de investimento.

Em outras palavras, é o capital de giro que faz o negócio rodar. Na falta de um pagamento, o famoso calote, o empresário pode ficar em apuros, e pode até ficar na urgência de levantar um crédito rápido.

Mas como levantar capital de giro com uma linha de crédito para sua empresa? Vamos responder essa pergunta.

 

Como conseguir um financiamento para capital de giro de forma rápida e barata?

 

Todo empreendedor já deve ter ouvido falar dos financiamentos de bancos públicos, como BNDES, FINEP, Desenvolve SP, AgeRio, Badesul, etc. que oferecem as melhores taxas e condições.

Realmente, esse seria o caminho mais indicado para conseguir um financiamento com as melhores condições do mercado.

No entanto, a desvantagem de trabalhar com empréstimos de bancos públicos é que leva alguns meses para o dinheiro cair na conta, além da necessidade de elaborar uma papelada razoavelmente complexa (a idr pode te auxiliar neste tipo de serviço).

Caso o empresário esteja com pressa para obter o capital de giro, o ideal é procurar um financiamento privado. Bancos comerciais e instituições privadas geralmente tendem a ser mais flexíveis e ágeis na hora de emprestar o dinheiro.

Isso tende a tornar o processo mais maleável, afinal, os bancos comerciais apenas estão interessados em analisar se o seu negócio terá condições de pagá-lo e em quanto tempo.

Mas toda essa versatilidade vem com uma contrapartida: o custo de capital mais alto, que reflete em maiores taxas de juros.

Essas taxas são altas, principalmente nos grandes bancos de varejo, e podem complicar a vida da sua empresa no longo prazo, principalmente se não houver um planejamento financeiro de pagamento adequado.

Assim, é altamente recomendado realizar uma extensa pesquisa em diversos bancos privados de menor porte, menos conhecidos, antes de fechar o negócio, sempre procurando as melhores condições.

A boa notícia é que até dentro desse ramo de financiamento privado existem alternativas.

As empresas que querem fugir dos grandes bancos de varejo possuem outras possibilidades, que geralmente podem oferecer condições mais atrativas.

Bancos menores, mais especializados, oferecem linha de crédito para empresas com condições mais favoráveis e se seu negócio estiver dentro dos seus interesses (segmento, porte, valor da operação etc).

Assim, existe um amplo leque de opções onde pode ser negociado um crédito rápido com taxas de juros menores, embora leve um certo tempo e trabalho para o empresário consiga garimpar quais são essas instituições e achar a linha de financiamento mais barata para ele.

Neste sentido, contratar uma consultoria como a idr pode levar a economia de esforço e tempo na obtenção de uma linha de crédito para empresas, principalmente para capital de giro.

 

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre me contato conosco! Estamos abertos para ajudá-los a conseguir a linha de crédito para empresas indicada para seu problema, seja capital de giro de forma rápida e barata, ou outro tipo de crédito. 

Veja também

BNDES

Sua empresa está estagnada? Não? Tem certeza? Veja se você se encaixa nessa situação: Tudo está indo bem. Seus produtos tem uma boa aceitação no mercado, você tem uma carteira de clientes razoável, embora sempre tenha vontade de abocanhar uma fatia maior do seu mercado

Duas setas direita e esquerda representa duas opções - BNDES MPME ou Inovacred
Inovacred e MPME

Este post é a continuação da comparação entre o Inovacred e o MPME, no qual discutimos qual das duas é a melhor opção de financiamento para o projeto de inovação da sua empresa.

Financiamento

Pode parecer um pouco contraditório, mas nem sempre dever dinheiro é algo ruim. Muitas empresas necessitam 4 boas razões para a sua empresa captar um financiamento para conseguir crescer e gerar valor para seus negócios, e assim convivem normalmente com dinheiro emprestado.

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve