1636
Blog

Inovacred ou BNDES MPME: Qual é a melhor opção? (parte 4)

Inovacred e MPME
Lousa com desenhos de inovação e dinheiro - representa finananciamento para inovação

Este é o último post no qual discutimos comparativamente o Inovacred e o BNDES MPME, as duas principais linhas de inovação para pequenas e médias empresas existentes no país. Recomendamos a análise a partir do primeiro post. 

Continuando o raciocínio do post anterior, caso até aqui você atenda todos os requisitos dos dois programas, e a análise das garantias indica que ainda tanto faz um ou outro, escolher entre um programa ou outro se resume a decidir qual dos dois apresenta melhores condições para sua empresa. Isso se traduz a analisar então as:

 

Condições do financiamento

 

  • Carência: em termos de carência, os dois programas são razoavelmente semelhantes, oferecendo uma carência máxima de até 2 anos, podendo ser minimizada de acordo com a análise do projeto caso-a-caso.

 

  • Amortização: Aqui a análise complica um pouco, pois os prazos de carência máxima teórica variam um pouco entre os agentes financiadores, tanto para o Inovacred  quanto para o MPME. Então não podemos te ajudar muito nisso, a ideia é realmente olhar em detalhes o programa do agente do seu Estado. Ainda mais porque esses limites são teóricos, o que implica que na prática a análise do projeto é que vai determinar o prazo efetivo, que será dado pelo banco. O que podemos adiantar neste caso é que os limites téoricos do BNDES são um pouco maiores, podendo chegar até a 10 anos em alguns casos. Em relação ao Inovacred, o prazo máximo é 8 anos. Deste modo, o MPME tende a dar um pouco mais de fluxo para sua empresa pagar a dívida.

 

  • Taxa de Juros: No caso da taxa de juros, infelizmente do mesmo modo que a amortização, há uma variação de agência para agência, de modo que também é necessário avaliar o banco estadual específico para o qual você irá pleitear a operação. Sinceramente gostaríamos de poder te ajudar mais neste item, mas também há uma taxa negociada entre a empresa e o agente financeiro que é variável, tanto no caso do BNDES MPME quanto no caso do Inovacred.  Para dificultar mais, há ainda uma variação para micro ou média empresa, e também se o projeto é de investimento ou capital de giro, então cada caso é um caso e não temos como dizer que um ou outro programa é mais barato em termos de taxa de juros sem avaliar o caso específico da sua empresa. Agora se você perguntar qual é o nosso feeling, diríamos que em teoria o Inovacred oferece taxa de juros mais baratas (1 a 2% em média) do que o BNDES MPME.

 

Ainda em dúvida qual o melhor?

 

Se você chegou até aqui e ainda está indeciso, por favor não se sinta frustrado. Vamos te dar um resumo de tudo o que analisamos para lhe ajudar melhor a decidir. Uma dica boa (além de consultar a idr, é claro) é contatar o pessoal responsável pelas linhas de inovação do banco estadual que você quer pleitear. Eles podem te dar uma luz em relação à qual linha está com melhores condições.  Neste caso, pergunte também qual tem sido mais aprovada pelo banco, e você terá uma direção boa para onde ir.

Para finalizar, segue nosso super resumo para te ajudar a decidir:

  • Se sua empresa não se encaixa nos critérios de empresa inovadora do BNDES, o caminho é o Inovacred
  • De modo contrário, se você tem dúvidas que o seu projeto é inovador, o caminho é o MPME – isso minimiza os riscos de uma não-aprovação no mérito técnico
  • Caso você se encaixe nos dois critérios, avalie diretamente no banco estadual que você vai pleitear as condições dos programas para comparar, priorizando os itens:
    • Garantias
    • Taxas de juros
    • Amortização
    • Carência

Complicado não? Infelizmente como tudo na vida, captar um financiamento também não é fácil. Gostaríamos de ser mais positivos, mas a verdade é que decidir qual o caminho seguir é só o primeiro passo do processo. Agora é que vem a parte chata: levantar toda a documentação necessária, e elaborar uma série de documentos para conseguir o financiamento, o que inclui um bom plano de negócios e uma boa projeção financeira.  Vale a pena pegar um financiamento como estes?  Nossa resposta é sim, pois a economia em termos de juros pode significar centenas de milhares de reais a mais no bolso no final das contas.

 

Para auxiliar a sua empresa a captar o financiamento que você precisa, conte com os consultores especializados da melhor empresa de financiamentos do país! 

 

 

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Dívidas. Um assunto delicado presente na vida da maioria das pessoas. E como empresas são resultados das escolhas dos seus dirigentes e líderes, uma grande parte termina experimentando o amargo de ficar no vermelho.

    Financiamento

    Procurando financiamento? Saiba as vantagens e desvantagens do AgeRio em relação ao BNDES, além de várias dicas para conseguir empréstimo com juros baixos!

    Financiamento

    Quem está na luta para desenvolver tecnologia no Brasil sabe das dificuldades que existem. E a maioria delas são resolvidas com capital financeiro, afinal, essa é a lógica do mundo.

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve