Outros

Outros

 

Existem outros órgãos que oferecem dinheiro a fundo perdido como o BNDES Funtec, o Sesi/Senai ou os Fundos de Amparo à Pesquisa (Faps).

 

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas opções:

 

BNDES FUNTEC

Quer fundo perdido do BNDES? O Fundo Tecnológico (Funtec) pode ser uma boa opção. É um dinheiro a fundo perdido do BNDES para projetos inovadores em parcerias com universidades ou instituições de pesquisa.

A dificuldade de conseguir um projeto do FUNTEC é que a iniciativa deve partir da universidade ou da instituição de pesquisa, que é a responsável por escrever o projeto, que terá a empresa como apoiadora.

 

Para ter direito à esta subvenção, as empresas deve ser sediadas no Brasil e exerçer atividade econômica diretamente ligadas ao projeto financiado por fundo perdido. A contrapartida da empresa deve ser pelo menos 10% do valor dos itens financiáveis.

Atualmente, os editais do FUNTEC de subvenção econômica estão parados. No entanto, assine a nossa newsletter que os manteremos informados de quaisquer novidades.

 

SESI/SENAI

O SESI em parceria com SENAI oferece também dinheiro a fundo perdido para projetos de inovação tecnológica. Agora, nesse momento, está aberta a chamada temática para startups, pequenas e médias empresas. São mais de R$ 300 mil para projetos que atendam os desafios propostos pelo edital. 

Empresas de qualquer porte podem inscrever-se nas seis categorias do edital. No total, R$ 53,6 milhões em aportes serão disponibilizados em parceria entre o 3 S que funcionam nesse caso como agências financiadoras de projetos de pesquisa: SEBRAE, SENAI e SESI.

A idr pode te orientar na obtenção desses recursos assim como outras subvenções governamentais a fundo perdido.

 

 

Fundos de Amparo a Pesquisa Estaduais

As pequenas e médias empresas inovadoras, assim como as startups, ainda podem contar com as agências de fomento nacionais – as Fundações de Amparo a Pesquisa, conhecidas como FAPs. Alguns possuem programas de financiamento a fundo perdido para pequenas empresas.

Talvez a mais famosa que você tenha ouvido falar seja a FAPESP (Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) mas existem muitas outras espalhados pelo Brasil – a FAPEMIG, a FAPERGS, FAPESC, FAPERJ, FUNDECT, FAPESPA, entre outros. Você pode consultar a listagem completa no site do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo á Pesquisa. (CONFAP).

Caso interesse em conseguir um financiamento a fundo perdido de algumas dessas instituições, entre em contato com a idr. Poderemos te ajudar a entender qual a melhor subvenção para a sua empresa e qual linha tem maior potencial de sucesso para a sua empresa – independente do porte.

 

EMPRESAS PRIVADAS

Algumas grandes empresas possuem alguns projetos de aceleração e financiamento a fundo perdido para Start-ups. Embora a maioria destes programas sejam na forma de investimento Anjo (em troca de participação acionária), alguns programas chegam a dar prêmios em dinheiro para as Start-ups vencedoras, que podem ser um bom empurrãozinho para quem está começando.

 

 

Sendo uma subvenção governamental ou não, a idr também opera nesses outros fundos. O nosso objetivo sempre será encontrar qual o recurso ideal para a sua empresa – com condições especial e juros mais baixos. Converse agora com os nossos consultores!

 

 

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve