Finep – fundo perdido

Finep – fundo perdido

A FINEP é um dos principais órgãos que oferecem recursos a fundo perdido para médias e grandes empresas em âmbito nacional. Aqui você encontrará as principais linhas e programas existentes, bem como dicas e tutoriais para encontrar o fundo perdido que mais se adequa a sua necessidade e como aprovar o seu projeto e conseguir o fundo perdido. 

 

A FINEP é a principal agência do Governo Federal para concessão de recursos a fundo perdido e financiamento à inovação, ou seja, a agência oferece apoio financeiro de recursos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos – os denominados tecnicamente de subvenção econômica), além de oferecer também empréstimos com juros subsidiados.

O principal objetivo dos programas de fundo perdido da FINEP, atualmente chamados de FINEP Inova (Inova Agro, Inova TI, Inova Aerodefesa, Inova Mineral, etc.) é financiar os custos e os riscos inerentes às atividades relacionadas a inovação, dando dinheiro para que as empresas nacionais desenvolvam tecnologia e fortaleçam a sua competitividade.

 

Conheça mais sobre o programa de subvenção da FINEP

 

Essa modalidade de apoio financeiro consiste na disponibilização de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente para as empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes às atividades inovativas.

Para as empresas, a principal vantagem de obter um subvenção da FINEP é que a FINEP apoia rubricas como salários da equipe, além de investimentos em equipamentos, aquisição de software, viagens e diversos outros itens que não são financiáveis por outros tipos de fundo perdido, como por exemplo o programa PIPE da FAPESP.

Infelizmente alguns dos programas do FINEP Inova não estão ativos no momento. Contate os consultores da idr para avaliar quais os programas de fundo perdido que atualmente estão disponíveis para a sua empresa. 

 

Veja abaixo alguns programas operados pela FINEP Subvenção:

InovaAgro

O Inovagro é uma iniciativa destinada à coordenação das ações de fomento à inovação e ao aprimoramento da integração dos instrumentos de apoio disponibilizados por BNDES e FINEP, com as seguintes finalidades:

Apoiar empresas brasileiras no desenvolvimento e no adensamento das cadeias produtivas de insumos para a agropecuária (exceto cana de açúcar), incluindo os agroquímicos e seus princípios ativos, o melhoramento genético animal e vegetal, as tecnologias associadas à saúde animal, bem como unidades de demonstração;

Apoiar o desenvolvimento de produtos e processos da indústria de alimentos (exceto cana de açúcar e derivados), incluindo inovações em alimentos funcionais, aditivos alimentícios e embalagens com novas funcionalidades;

Apoiar o desenvolvimento de máquinas e equipamentos para agropecuária (exceto cana de açúcar) e processamento de produtos agropecuários (exceto cana de açúcar), incluindo rastreabilidade, novas tecnologias em implementos agrícolas, em armazenamento e logística de produtos agropecuários.;

 

 O objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais. A meta global é que cerca de 800 empresas sejam apoiadas em todo o território nacional com recursos de fundo perdido até R$ 700 mil. Infelizmente o programa está inativo no momento, e foi recentemente substituído por um edital da FINEP de apoio à Start-ups por meio de capital anjo.

Para saber mais sobre os programas de fundo perdido existentes e quais as opções para sua empresa, não hesite em nos contatar

 

 

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve