Fapesp Pipe

Fapesp Pipe

 

O programa PIPE da FAPESP concede até R$ 1 milhão na forma de fundo perdido para pequenas e médias empresas que tenham projetos de P&D inovadores. 

 

Atualmente o programa PIPE é um dos principais programas de fomento à inovação existentes no Brasil, sendo uma alternativa muito interessante para pequenas e médias empresas que queiram realizar projetos de pesquisa. Entretanto, o programa requer que a empresa esteja sediada em São Paulo, embora temos diversos casos de clientes que abriram uma filial em São Paulo apenas para participar do programa, sendo a segunda restrição que a empresa tenha até 250 funcionários.

Na hora de avaliar se o PIPE é adequado às necessidades da sua empresa, é importante avaliar os seguintes pontos:

 

1. Embora não seja necessário ter uma empresa estabelecida, é importante demonstrar que a equipe tem condições de realizar a exploração comercial da tecnologia desenvolvida, além de demonstrar capacidade gerencial e de adequação à legislação vigente

2. Também é importante que a equipe do projeto seja bem qualificada, e que o projeto seja inovador e tecnológico para ser aprovado. Saiba mais sobre como avaliar se um projeto é elegível a fundo perdido clicando aqui.

 

O PIPE da FAPESP é bastante adequado para quando a empresa precisa de recursos adicionais para a realização de projetos de pesquisa, ou para empreendedores que possuam uma bagagem técnico-científica e querem desenvolver e levar tal tecnologia ao mercado. Seu objetivo é às empresas a possibilidade de realizar projetos de inovação em qualquer área de conhecimento de forma sustentável. Ou seja, é empurrãozinho da FAPESP para que as empresas viabilizem (ou se viabilizem) e complementem seus orçamentos internos de P&D.

O Programa apoia:

o Materiais de consumo;

o Máquinas e equipamentos;

o Serviços especializados de terceiros;

o Bolsas de pesquisa para o pesquisador responsável e recursos humanos de apoio.

Ele está estruturado em 3 fases:

 

Fase 01: Análise de Viabilidade Técnico-Científica

Com chamada a cada três meses, a fase 01 tem duração de até 9 meses e foi planejada apenas para realização de pesquisas que comprovem a viabilidade técnica da pesquisa proposta. O valor máximo de financiamento para essa fase é de 200 mil reais para cada projeto. Depois de seis meses de execução da primeira fase, o projeto pode ser submetido para receber financiamento para a Fase 02.

 

Fase 02: Desenvolvimento da pesquisa

Com duração de até dois anos e valor máximo de financiamento de até um milhão de reais, a Fase 02 do projeto destina-se ao desenvolvimento da proposta de pesquisa. A empresa precisa desenvolver internamente pelo menos 50% das atividades dessa fase, podendo excepcionalmente, subcontratar os 50% restantes de outras empresas ou consultores.

 

Fase 03: Desenvolvimento comercial e industrial

Nessa fase, espera-se que a empresa desenvolva o produto comercialmente e industrialmente com base nos resultados colhidos nas Fases 01 e 02. O recursos para essa fase devem ser obtido pelas empresas junto ao mercado ou por outras agências de financiamento a empresas. Para mais informações, acesse o site do PIPE da FAPESP.

Apesar de ser um programa que realmente faz diferença para o crescimento e prosperidade de um negócio, todos os anos, cerca de 70% dos projetos enviados à FAPESP no PIPE não são aprovados. Dentre os motivos mais comuns estão:

o Erros na documentação;

o Não atendimento aos requisitos da FAPESP;

o Não aderência à finalidade do programa, etc.

Em sua história, a idr auxiliou diversas empresas de médio e pequeno porte a obter recursos da FAPESP a fundo perdido por meio do programa PIPE. Ao saber como funciona a dinâmica da FAPESP, a idr oferece aos seus clientes um feedback assertivo de quais são as chances de sucesso. Também ajudamos na estruturação do projeto, na elaboração do plano de negócios e estruturação da pesquisa, bem como toda a documentação auxiliar (orçamento, cronograma, etc.), realizando o acompanhamento até a empresa obter efetivamente o recurso.

Saiba o passo-a-passo para aprovar o seu projeto no PIPE clicando aqui.

Caso queira mais informações,  contate os consultores da idr!  

 

 

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve