Fundo Perdido

Fundo Perdido

A idr tem uma equipe de especialistas com ampla experiência na aprovação de projetos de fundo perdido em órgãos como BNDES, FINEP, FAPESP, CNPq, etc., tendo ajudado empresas de diversos portes a captar milhões do governo para desenvolver novos projetos. 

 

O Fundo Perdido, tecnicamente denominado subvenção, é um dos melhores mecanismos do Governo de fomento à pesquisa e inovação tecnológica, pois neste caso o capital aportado pelo governo não é devolvido pela empresas, que tem a obrigação apenas de gastá-lo no desenvolvimento de novas tecnologias (para obter fundo perdido para outros tipos de projeto clique aqui).

 

Por meio de editais ou mesmo programas de balcão, agências como FINEP, BNDES, FAPESP ou outras fundações estaduais de fomento à pesquisa (FAPs) concedem milhões de reais para empresas com projetos inovadores.

 

Os programas de recurso a fundo perdido surgiram da necessidade do Governo apoiar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) no País.  Por meio da Lei de Inovação (Lei número 10.973, de 02 de Dezembro de 2004), estabeleceu-se medidas para incentivar à inovação e a à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Dentre elas, a subvenção.  A ideia visa a capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País. E foi um marco importante e um avanço em termos de apoio governamental à P,D&I, fortalecendo o Sistema Nacional de Inovação.

 

Como funciona a subvenção?

 

Ao lado da Lei do Bem, os programas de fundo perdido são altamente vantajosos e atraentes para empresas que desenvolvem tecnologia. A idr possui uma ampla expertise na submissão de projetos de fundo perdido e uma excelente taxa de aprovação nos programas para diversas empresas de diferentes setores. As grandes vantagens do fundo perdido, além de ser um montante que não precisa ser devolvido, é a redução de até 90% dos custos de desenvolvimento de novas tecnologias, que são custeados por este aporte  de dinheiro governamental.  Alguns programas até permitem investimentos em marketing e comercialização, embora isto seja mais raro.

 

Naturalmente, dado o interesse das empresas e o limite dos recursos, conseguir um fundo perdido é mais difícil que um financiamento ou incentivos fiscais. Também só existem atualmente recursos a fundo perdido para empresas que desenvolvem tecnologia, com algumas raras exceções. Deste modo, se você é uma empresa que desenvolve P&D, é importante analisar quais as linhas e programas que existem, e principalmente se a sua empresa é elegível a um recurso de subvenção.

 

Muitas vezes, ter um bom plano de negócios e um bom projeto de pesquisa são fundamentais para a obtenção do recurso, de modo que a utilização de profissionais qualificados para montar e redigir o projeto é altamente recomendável.

Navegue pelo nosso site e para conhecer as linhas e programas existentes que estão ativas no momento, bem como veja mais dicas em nosso blog.

 

A idr pode te ajudar nesse processo. Consulte um dos nossos especialistas para entender como podemos ajudá-lo a obter as vantagens de um recurso a fundo perdido para P&D.

 

 

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve