BNDES Garantias

BNDES Garantias

Saiba quais garantias o BNDES aceita nas operações de financiamento.
Nas operações indiretas, que são as realizadas via outros agentes financeiros, como por exemplo os bancos comerciais (Itaú, Safra, etc.) as exigências de garantias dependem de caso a caso, sendo negociadas entre as instituições financeiras credenciadas e a empresa.

Nas operações diretas, realizadas diretamente entre a empresa e o BNDES, devem ser aportadas na operação as garantias reais (Ex. hipoteca, penhor, recebíveis, propriedade fiduciária, etc) e/ou Pessoais (tais como fiança ou aval).

É importante mencionar que geralmente o BNDES exige 130% de garantias reais sobre o valor financiado,  o que pode baixar para 100% se a empresa possuir um bom rating na avaliação de crédito realizada pelo banco, além de atender as seguintes exigências:

  • Ser companhia aberta, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, preferencialmente listada no Novo Mercado, ou nos níveis 1 e 2 de Governança Corporativa;
  • Possuir participação acionária da BNDESPAR, desde que, por meio de Acordo de Acionistas e/ou participação de representante no Conselho de Administração ou comitê semelhante, a BNDESPAR efetivamente participe das decisões estratégicas da empresa;
  • Apresentar demonstrações financeiras auditadas por auditoria externa à empresa, registrada na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

 

Se o financiamento for para a aquisição de máquinas e equipamentos, deverá ser constituída a propriedade fiduciária sobre os bens objeto do financiamento,  que deve ser mantida até a liquidação final do contrato. O banco não admite a substituição dos bens integrantes da garantia por qualquer outro, exceto nos casos de sinistro ou problemas de performance no período de garantia, que  devem ser informados pela empresa ao BNDES. O Banco não admite como garantia a constituição de penhor de aplicação financeira.

No caso das exportações – produto BNDES Exim – a empresa pode apresentar garantias de bancos no exterior. Consulte aqui as instituições financeiras no exterior admitidas como garantidoras.

Quer saber tudo sobre como captar um financiamento no BNDES? Baixe esse e-book gratuito!

 

Como usar o Fundo Garantidor para Investimentos – BNDES FGI

 

BNDES FGI é um instrumento utilizado para complementar garantias de operações indiretas de financiamento, com o objetivo principal de facilitar a captação de crédito por micro, pequenas e médias empresas. O fundo também facilita o financiamento dando melhores condições, como prazos mais longos, menores exigências de entrada e menores taxas de juros.

Para obter um financiamento com a garantia do BNDES FGI, fale conosco. Lembre-se que para a empresa, há um custo na utilização da garantia do BNDES FGI, que é chamado de Encargo por Concessão de Garantia (ECG). O valor a ser pago depende do valor financiado, do percentual garantido pelo Fundo e do prazo de financiamento.

 

 

Buscando um financiamento para sua empresa? Que tal não ter dor de cabeça e terceirizar tudo de forma rápida e barata para os consultores da idr?

 

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve