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04 provas de que sua empresa está estagnada (e como sair dessa situação)

BNDES

Tudo está indo bem. Seus produtos tem uma boa aceitação pelos consumidores, você tem uma carteira de clientes razoável, um bom relacionamento com os funcionários e tudo parece estar indo conforme manda o figurino.

Entretanto, algo ainda está incomodando e não sabe exatamente o quê. Tem uma sensação diária de que apesar de tudo correr bem algo ainda parece estar errado. Talvez por isso que você tenha entrado aqui nesse conteúdo. Está na hora de avaliar o que está acontecendo e encarar a realidade de que a sua empresa pode estar estagnada.

Se esse for o caso, respire fundo. O primeiro passo é analisar os indicadores de que sua empersa atingiu um patamar que não consegue superar. E mais, de que pode tornar-se um risco no médio prazo.

Por isso, aqui, vamos ajudá-lo a resolver essa situação em específico. Afinal de contas, ficar parado é o mesmo de ser engolido pela concorrência ou ainda por novas tendências do mercado.

Cada um dos itens abaixo mostra uma situação que pode ter se tornado uma realidade para a sua empresa e aponta para a estagnação. E depois, vamos apontar quais são as opções para ajudá-lo a mudar esse quadro.

 

Juros mais baixos e condições favoráveis são apenas alguns dos benefícios de tentar um financiamento de bancos do Governo para a sua empresa. Ainda em dúvida? Veja nesse infográfico como funciona o financiamento e tenha um direcionamento mais assertivo para começar a buscar a linha mais adequada ás suas necessidades.

 

04 provas de que sua empresa está estagnada

 

1) Faturamento não aumenta

Passaram-se alguns anos desde que sua empresa desenvolveu aquela tecnologia que rendeu bons clientes e garantiu um faturamento estável. Foram bons frutos. No entanto, agora, parece que esse passado ficou um pouco distante.

Sua empresa cresceu muito com esse projeto, alcançou um auge mas agora…está em um platô. O faturamento é estável e linear. Sempre o mesmo. Não aumenta bem.

 

Essa curva de crescimento é totalmente natural em qualquer negócio.

 

E atingir essa “estabilidade financeira meio entediante” pode parecer ruim. Mas também pode ser a situação perfeita para começar novos projetos. Se você sente que está nesse momento, chegou a hora de dar passos concretos e ir em busca de soluções.

Aquelas possam mudar e alavancar significativamente o faturamento da empresa. Uma delas pode ser investir em uma nova tecnologia ou na modernização para o seu produto ou serviço. 

Ou ainda tirar esta ideia que você tem na gaveta faz alguns anos. Investir em um novo produto é algo que pode mudar definitivamente o panorama geral do negócio.

 

2) Seu produto é o mesmo (faz anos)

 

Quase a mesma situação do item anterior. Sua empresa atingiu uma maturidade dentro do seu segmento de mercado. Conseguiu um faturamento razoável, conquistou parte do mercado da sua área de atuação e garantiu um bom crescimento nos últimos anos. Mas agora, isso estabilizou.

Será que isso se deve ao fato de que o seu produto é o mesmo há anos? Nesse caso, talvez seja o momento de dar um salto tecnológico, realizar um upgrade ou investir em uma versão 2.0.

Se você for uma empresa de software, levar o seu produto para a web ou para a nuvem pode ser justamente este salto que você precisa.

Ou mesmo investir em um novo front-end, mais moderno e atual, em cima de um novo framework (MVC, Angular JS, Bootstrap, etc.), em nova arquitetura.

Se seu produto está na mesma versão há um tempo considerável ou pior, está obsoleto, definitivamente está na hora de dar o próximo passo.

Caso sua empresa não seja de software, criar novos produtos ou melhorias do mesmo (ex. uma nova linha de shampoo hipoalergênicos) também é válido. Inovar sempre costuma trazer bons resultados.

Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.

 

3) Market share constante

 

Seu produto é confiável e por isso, fidelizou bons clientes. Mas então, simplesmente, parou por aí. Se por acaso, sua empresa não evoluiu em termos de conquistar mais clientes, e levar uma maior fatia do mercado… está na hora de expandir as fronteiras e ir atrás de novos públicos.

Para tal, investir em novas ações comerciais pode trazer o resultado esperado. Criar novos escritórios, contratar mais vendedores, criar mais canais de vendas, investir em marketing online podem ser ações para aumentar suas vendas.

Além disso, dar uma nova cara de marketing a linha de produtos existentes sempre é um bom caminho para conquistar novos clientes, ou atingir um segmento ainda não alcançado.

Investir em inovação é uma das maneiras de diversificar o portfolio, o que pode ser uma saída para não ter mais aquele medo de perder o maior cliente responsável por 50% do faturamento.

 

4) Custos estão aumentando

 

Temos a crise e a inflação. Dois monstros que rodeiam a cabeça de qualquer empresário brasileiro. A crise sempre traz o receio de perder alguns clientes, ou mesmo reduzir o ticket médio por projeto.

Mas a inflação é ainda pior. Ela aumenta os seus custos, e num cenário de faturamento constante, isso significa diminuição da margem de lucro. Ou seja, menos dinheiro no bolso no final das contas.

Assim, um cenário de aumento de custos, com receita linear com possibilidade de diminuição, não pode ser favorável no médio prazo.

Se você se identificou com uma dessas situações, é possível que sua empresa esteja parada no mesmo patamar, sem evoluir a um ritmo saudável.

Isso enquanto seus concorrentes estão investindo em inovação, aprimorando seus produtos… ou ainda pensando em novos modelos de negócios. Está na hora de reagir.

Entretanto, não precisa desesperar. Primeiro, é importante sempre adotar um olhar positivo para o seu negócio. Acredite, você pode superar a adversidade – mesmo que não saiba exatamente qual é ela.

E depois, buscar alternativas para superá-la. Não precisa de muito para mudar completamente a realidade da empresa, se livrando dos obstáculos que estão empacando o crescimento.

 

Conclusão

 

Nestes casos, é importante perceber que diversas destas iniciativas necessárias para virar a mesa necessitam de capital.

Deste modo, conseguir um financiamento pode ser uma alternativa viável para dar o fôlego de caixa que sua empresa precisa para tocar um destes novos projetos.

Com um aporte financeiro na sua empresa, você pode atingir novos clientes, aumentar seu marketing share, investir na melhoria dos seus produtos ou ainda torná-lo escalável.

Existem boas linhas de financiamento, com juros incrivelmente baixos comparado com as linhas dos bancos comerciais.

Ao descobrir um financiamento com carência e amortização ideal, abre-se a possibilidade de encaixar uma parcela sustentável no balanço da empresa e ainda economizar milhões.

O importante é não ficar parado diante desta situação, mas seguir em frente. Elevar a sua empresa à um outro patamar pode não ser tão difícil quanto parece.

 

O que achou desse conteúdo? Saiba que estamos abertos para ajudá-lo! Fale claramente sobre sobre suas necessidades, busque esclarecimentos e tire suas dúvidas! Entre em contato conosco!

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