Blog

Você tem uma inovação? Saiba como conseguir financiamento
Fapesp Pipe

O sonho de empreender e criar uma empresa sólida continua sendo real mesmo quando o cenário econômico e politico não favorecem a sua realização. Isso torna-se ainda mais possível com um financiamento para novas tecnologias.

Deve ser por isso que, mesmo com a situação econômica que estamos vivendo, os brasileiros estão empreendendo mais do que nunca. Estão tirando as suas ideias do papel e colocando em prática.

Um pesquisa divulgada pelo Sebrae em 2015 mostrou o Brasil como a nação mais empreendedora do mundo, na frente dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá.  Parece um bom motivo para comemorar, não?

Infelizmente, quando olhamos mais de perto a realidade é outra. Depois de analisarmos com calma os dados do estudo, vemos que nossa realidade é composta por mais empreendedores de necessidade do que de oportunidade.

Ou seja, aqueles que criam um comércio informal para sobreviver, como o famoso espetinho de churrasco da esquina. Claro que todo empreendedor tem seu mérito.

Mas para nos tornar uma nação sustentável economicamente, precisamos investir nas empresas inovadoras. Ou seja, nos empreendedores que realmente transformaram árduos anos de estudo na faculdade em um conhecimento que pode solucionar problemas de igual para igual.

Com o que já existe, ou mesmo de modo inovador em relação ao estado-da-arte do setor.

Oferecendo financiamento para novas tecnologias para essas empresas, poderemos transformar o nosso País de exportador de bananas para exportadores de tecnologia.

Você tem uma tecnologia na mão? Esse é primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso. Aqui nesse post vamos mostrar quais são os outros. E principalmente, como conseguir um financiamento para novas tecnologias!

 

Quais as opções existentes de financiamento para novas tecnologias?

 

Existem muitos jovens na melhor idade produtiva (entre 30 e 40 anos) que desenvolveram em sua pós-graduação uma tecnologia inovadora, e estão empolgados para levar esta tecnologia ao mercado e criar uma empresa em cima deste produto.

Este tipo de iniciativa é a chave para começar seu próprio negócio, movimentar a economia e realizar o sonho de se tornar um empreendedor de sucesso e ganhar um bom dinheiro, afinal estes anos e anos de estudo têm que servir para alguma coisa.

No entanto, para levar sua tecnologia inovadora ao mercado é importante apoio e ajuda, e o mais importante: financiamento para novas tecnologias que possam viabilizar a criação de uma empresa real em cima dessa inovação criada em laboratório.

Com a orientação certa, podem-se conseguir os recursos necessários para colocar essa inovação à disposição do mercado e garantir seu lugar dentre os empreendedores de start-up de tecnologia que realmente prosperam no Brasil.

Existem três formas de conseguir um financiamento para novas tecnologias para empresas consideradas realmente inovadoras:

1) Captar um financiamento em bancos;
2) Atrair investidores anjo ou seed capital
3) Programas de incentivo a tecnologia do Governo

Vamos falar mais sobre elas.

 

Captando recursos para inovação

 

  1. Captar um financiamento para novas tecnologias em bancos privados: Só é adequado para empresas estabelecidas, que já tenham um faturamento recorrente e um balanço saudável. Caso esse seja seu interesse, clique aqui.

2. Investidores ou capital Anjo (Angel Capital): Indicado para empresas nascentes (o Venture Capital é para empresas já estabelecidas). O capital anjo costuma ser uma boa opção para start-ups de tecnologia, já que em geral o diferencial competitivo da tecnologia tende a ser atraente aos olhos do investidor, e geralmente tais empresas, mesmo que não sejam de software, tem um potencial grande de crescimento, o que ajuda na hora de conseguir o recurso. Saiba mais sobre Capital Anjo e Venture Capital clicando aqui. 

3.Conseguir um financiamento para novas tecnologias do Governo: A última opção, mais atraente, é conseguir um recurso do Governo a fundo perdido.O fundo perdido tem a grande vantagem em relação à estratégia de captar um investimento privado pois o investidor privado sempre vai querer um pedaço da empresa em troca do capital. Isso não acontece no caso de se captar um recurso do governo, pois é uma entidade que tem interesse no desenvolvimento tecnológico do País. Apesar de que, atualmente, há poucos programas em vigor que oferecem financiamentos para novas tecnologias para pequenas e médias empresas, ainda existem algumas alternativas. Como o PIPE-FAPESP, um programa de recursos não reembolsáveis (fundo perdido) para micro, pequenas e médias empresas dentro do Estado de São Paulo. Os valores concedidos podem chegar até 1 milhão de modo que hoje é um dos principais programas de subvenção do País.

No caso de tentar captar um recurso público de fundo perdido, o primeiro passo é saber se seu projeto se encaixa nos critérios do programa, e depois montar o pleito corretamente, o que exige esforço e dedicação, pois é necessário que o material do projeto esteja muito bem feito para convencer os órgãos do Governo a conceder o recurso. Entretanto, com orientação e ajuda corretas, as chances de conseguir um aporte financeiro para a sua pesquisa são grandes. E lembre-se sempre de respeitar os prazos.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido interessante para você. Acesse nossa página sobre os programas da FAPESP

Veja também

BNDES

Se você trabalha ou tem uma empresa de software, com certeza, sente na pele a pressão para evoluir o seu produto. Este post te dará dicas sobre as linhas e programas de financiamento existentes para TI

Financiamento

Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Esse é um ditado um pouco antigo, afinal, as crises econômicas estão presentes na história de qualquer país. E não poderia ser mais real: em toda crise abrem-se oportunidades.

Financiamento

 Todo empresário ou empreendedor chega em um momento da vida que pensa: Como financiar minha tecnologia? O cenário normalmente é o seguinte: Com trabalho duro você conseguiu montar a sua empresa do zero e hoje em dia já fatura alguns milhões. Sua equipe é eficiente, qualificada e suas tecnologias já possuem penetração no mercado.

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve