Blog

Como fazer um excelente plano de negócios
M&A
Pessoa avaliando informações para se colocar em um plano de negócios

A primeira boa dica para escrever um plano de negócios de qualidade é se colocar no papel do leitor que irá analisar o documento. Porque ele deveria ler ou interessar pela sua empresa? Que tipo de empresas ou negócios atrairá o seu interesse? Que tipo de dados ele espera encontrar e irá procurar ao ler o documento? Hoje em dia ninguém tem muito tempo para ler grandes documentos. Então como chamar a atenção para que seu documento seja lido com interesse até o fim?

 

Para responder a estas questões, o que faz toda a diferença é na hora de escrever pensar que tipo de informações e quais as respostas que esta pessoa do outro lado está buscando encontrar. E ao longo do texto demonstrar por diversas formas enfáticas as respostas às perguntas que ela ou elas estão fazendo mentalmente. Falar o que eles querem ouvir. E ainda fazer isto de um modo que exalte as qualidades da empresa e minimize os seus pontos fracos.

Assim, aqui vai nossa Dica de Ouro: pense como você se fosse a pessoa mais sensacional de marketing que existe no mundo e mande bala para responder bem essas 4 perguntas chaves:

 

– Porque se deve acreditar na sua empresa: Porque ela é boa? Quais as qualidades que ela possui?  Quais os pontos fortes em relação à concorrência?

–  Porque se deve acreditar na sua tecnologia, produto ou serviço? O que ela tem de diferencial em relação à concorrentes/similares?

– Qual o problema que sua tecnologia resolve? Porque ela é estratégica para o seu mercado?

 – Como você pretende vender (canal, preço, mercado, etc.)? Qual o preço e como ele se compara com a concorrência?

 

No fundo, todas as outras perguntas mais detalhadas que devem ser respondidas em um business plan são desdobramentos mais elaborados destas quatro perguntas básicas. Responde-las de modo claro e forte é o segredo para o sucesso.

 

Em breve faremos o segundo post com mais dicas para você elaborar o seu plano de negócios. Caso seu interesse seja captar um financiamento, que tal se aprofundar mais no assunto e ler o nosso Guia Definitivo do financiamento? Ou então saber analise se sua empresa consegue um fundo perdido clicando aqui!

Veja também

Finep 30 dias

O eterno dilema do mundo corporativo: Como expandir e ainda reduzir os gastos? Todos os gestores e diretores já sofreram pressão para aumentar o faturamento com a premissa de não ampliar proporcionalmente os gastos.

Desenvolve SP

A dificuldade de se obter um financiamento no Desenvolve SP é a mesma encontrada em outros bancos do governo: As agências não disponibilizam informações de modo claro sobre o que a empresa deve fazer para captar o empréstimo...

Fapesp Pipe

O sonho de empreender e criar uma empresa sólida continua sendo real mesmo quando o cenário econômico e politico não favorecem a sua realização. Isso torna-se ainda mais possível com um financiamento para novas tecnologias.

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve