Blog

Linhas de financiamento para software: Como captar milhões do Finem TI
BNDES

Se você trabalha ou tem uma empresa de software, com certeza, sente na pele a pressão para evoluir o seu produto. Clientes pedindo novas funcionalidades, migração para o mundo mobile, levar o seu sistema para a nuvem, agregar à ferramenta características usabilidade, modernização no design…Você já pesquisou ou procurou quais são as linhas de financiamento para softwares existentes?

Todos esses são exemplos de melhorias que o seu software precisa ter para acompanhar a concorrência. Afinal, você não quer que sua empresa fique para trás neste mundo em constante evolução.

Apesar de ser sua intenção, melhorar o seu produto ou ainda introduzir tecnologias complexas como as citadas acima, significa contar com uma equipe extremamente ágil e qualificada.

Infelizmente, ter bons programadores no seu time sai consideravelmente caro. Na maioria das vezes, o custo é bem elevado. Não é a toa que as empresas nacionais de software investem um percentual significativo do seu faturamento na melhoria das suas soluções. Em tempos de vacas magras, esse alto custo com os profissionais de desenvolvimento pode começar a complicar suas finanças. E aí vem a pergunta:

Como continuar evoluindo a minha plataforma assumindo este alto custo da minha equipe de desenvolvimento?

Acredite, é possível. Visando justamente este cenário, o BNDES possui linhas de financiamento para software. Aqui nesse pots vamos falara especificamente de uma, a Finem TI – o antigo Prosoft. A grande vantagem desse programa é a sua formatação para empresas de TI. Vamos falar mais sobre:

 

Como funcionam as linhas de financiamento para software do BNDES?

 

A estrutura do programa visa resolver e simplificar os maiores problemas que as empresas desse setor possuem na hora de captar um financiamento. Como por exemplo, não ter imóveis ou outros ativos para dar como garantia na operação.

Sabendo que a grande maioria das empresas de software não possui ativos significativos, o BNDES torna flexível a opção de garantias deste programa, eliminando a necessidade de garantia real, o que torna possível a operação em relação a outros programas.

Além disso, o Finem TI é uma das linhas de financiamento para software que apoia financeiramente exatamente as necessidades das empresas de software nacional, como desenvolvimento e aprimoramento de suas soluções, novas contratações, investimento em marketing (estratégia online, eventos, etc.), aquisição de tecnologias ou outras empresas, internacionalização, enfim, tudo o que uma empresa precisa para se desenvolver e se consolidar no cenário nacional frente à concorrência.

Tudo isso com uma taxa de juros bem abaixo do mercado, e longos prazos de carência para começar a pagar e até 10 anos para amortizar a dívida. Além de dinheiro bom e barato, captar a linhas de financiamento para software do BNDES traz vantagens para a imagem da empresa, pois demonstra que passou pelo crivo criterioso do banco e foi aprovada. Isso facilita a captação futura de outros aportes no BNDES ou em outras agências do governo.

Entretanto, nem tudo é um mar de rosas. Captar um recurso das linhas de financiamento para software do BNDES leva no mínimo nove meses, podendo chegar a mais.

Assim, se a sua empresa precisa de um recurso mais urgente, recomendamos outras linhas do governo (leia mais sobre isto em nosso blog) ou mesmo partir para um financiamento privado.

Apesar do longo ciclo, as vantagens de ter um capital barato para começar a pagar em dois anos (e ter 10 anos para quitar a dívida) é uma excelente solução para minimizar a pressão dos custos de manter a sua solução de software no estado-da-arte em termos de tecnologia. E continuar à frente da concorrência, atendendo as necessidades do seu cliente.

 

Caso tenha interesse em montar um projeto para o BNDES, ou queira mais informações sobre as melhores linhas de financiamento para empresas, não deixe de nos contatar ou acompanhar o blog na idr consultoria.

Veja também

Moedas - representa empréstimos-para empresas
Financiamento

Como conseguir um financiamento? Esse post irá guiá-lo a cerca dos principais pontos envolvidos no processo para conseguir empréstimo, detalhando qual a documentação necessária bem como inciará a discussão a respeito das garantias.

Vários cifrões para indicar as linhas de financiamento existentes para pequenas e médias empresas
Financiamento

Precisando de um financiamento? Saiba aqui quais as principais linhas existentes, além de várias dicas para conseguir o dinheiro de forma rápida e barata!

Duas setas direita e esquerda representa duas opções - BNDES MPME ou Inovacred
Inovacred e MPME

Este post é a continuação da comparação entre o Inovacred e o MPME, no qual discutimos qual das duas é a melhor opção de financiamento para o projeto de inovação da sua empresa.

Fale com um consultor
Deixe seu telefone e ligaremos em breve